Uma história marcada pelo tempo
Tempo este, marcado pelos desafios peculiares do processo de extração do mármore. Marcado pelo desprendimento de homens que desbravaram os caminhos no confronto direto com a natureza e seus contratempos.
O homem lapidou a pedra bruta e fez dela a sua obra de arte...
As composições desta obra de arte trazem a leitura da extração em seus segmentos de veios, frentes e no jazimento, para encontrar o material mais desejado: com texturas, cores e movimentos, abrindo caminho para a imaginação dos profissionais para criarem aplicações requintadas de projetos de arquitetura e decoração. A Mineração Santa Clara chega aos arredores de Gironda em 1957, com Casemiro Costa. Natural de São Fidelis/RJ, trabalhou na cidade de Italva, também no Rio de Janeiro, na área de mineração de blocos. Casemiro nasceu em 04 de Março de 1906 e foi casado com Antônia de Souza Costa. Desta união, nasceram 13 filhos: Morvam, Marinete, Marília, Hélio, Maria, Dalmaço, Estelita, Ercília, Casemiro Costa Filho, Vera, Ugo, Eliane e Ernesto.
Sr. Casemiro Costa foi um homem trabalhador e profundo conhecedor da difícil e fascinante arte de extrair blocos de mármore. Esta arte requer muita técnica, conhecimento e visão de empreendedorismo. Com algumas economias, Sr. Casemiro saiu à procura de sua própria pedreira. Sua experiência com extração de mármore inaugurou uma nova era no setor de rochas ornamentais no sul do Espírito Santo. E ainda trouxe com ele, uma bagagem de informações que ajudou a pavimentar as vias de acesso da região para as futuras gerações.
Como o processo de extração de mármore caminhava nos seus primeiros passos, não foi difícil para o Sr. Casemiro encontrar a jazida desejada. E foi na localidade de Alto Gironda, onde o mármore branco dominava a região, que ele começou a sua empresa em uma propriedade adquirida em 1962.
Trabalhador como era, Sr. Casemiro iniciou uma nova fase: passava de empregado a empregador. E com a ajuda dos filhos, ainda adolescentes e que herdaram a paixão do pai, começaram a trajetória repleta de desafios, enfrentando com seus próprios recursos as difíceis lutas na verdadeira selva de pedra.
A região do Alto Gironda apresentava aspectos muito positivos e promissores em sua composição mineralógica, um bom clima, mármore branco de excelente qualidade, localidade próxima à Cachoeiro de Itapemirim – cidade em ascensão na época – mercado consumidor já conhecido e o mais importante, a possibilidade de manter a família em uma só atividade: a extração de mármore.
Mas também existiam os aspectos negativos, tais como: as dificuldades de acesso à região, com a falta de energia elétrica, a falta de estradas, de rede de telefonia – que só existia na cidade de Vargem Alta, que ficava próxima – e somente para uso emergencial; os meios de transporte eram precários, principalmente na época das chuvas em que a subida da serra era muito difícil e também não existia assistência médica ou odontológica, além da falta de escolas. A única escola funcionava precariamente em um velho paiol de milho.
Pensando nos próprios filhos, nos vizinhos e em seus colaboradores, Sr. Casemiro construiu uma pequena escola em que sua filha Estelita era a professora. O comércio local era muito precário naquela época e para ajudar no acesso à região com o intuito de melhorar a captação de clientes e de fornecedores, Sr. Casemiro e seus filhos, construíram um percurso de 6km de estrada que ligava Alto Gironda à localidade de Itaoca, tendo exclusivamente como ferramentas o enxadão e a picareta. O chão era de terra batida, o que dificultava o transporte dos blocos, principalmente no período das chuvas.
A estrada que ligava Alto Gironda à Cachoeiro de Itapemirim também era de chão batido. A cidade de Cachoeiro era considerada o maior centro de abastecimento, que atendia às necessidades das famílias, do comércio e das empresas locais. Este trecho de 23km de estrada em péssimo estado de conservação, era o único acesso para chegar à cidade. Mas com todas essas dificuldades, que iam da extração ao transporte do mármore, como um excelente desbravador e visionário, Sr. Casemiro nunca desistia. Trabalhando duro, sem nenhuma infraestrutura, ele conseguia vencer os obstáculos.
De geração em geração
Casemiro Costa faleceu em 1977, deixando um legado que dura à gerações. Atualmente seus filhos Dalmaço e Hélio, e seu neto Cláudio Costa, dirigem a Mineração Santa Clara, mantendo vivos os sonhos desse grande visionário. Como pioneiro da mineração e extração na região, Sr. Casemiro Costa deixa registrada em sua existência a sua luta e a sua perseverança, que marcaram a história da extração de mármore em nosso município.
É com muito orgulho que hoje, seus filhos e netos, veem perpetuada na estrada que liga Soturno à Gironda, o nome do pai e avô. Atualmente, a Mineração Santa Clara, possui uma área de 15,31 hectares e um portfólio com mais de 20 variações de tonalidades de pedra natural. São materiais de beleza única, com riqueza de veios, nuances e sombras, exclusivos da empresa.
Translucidez, solidez, resistência e beleza estão impressas no DNA dos materiais da Mineração Santa Clara. Utilizando os melhores insumos do mercado para acabamento de mármore, a empresa também se destaca por sua experiência em extração e beneficiamento de chapas e blocos, desde 1950, atendendo o mercado interno e externo. Com uma gestão moderna e ações inovadoras que abrangem novos mercados, a empresa abre caminhos para um nivelamento diferenciado em busca de novas tecnologias e equipamentos de última geração, oferecendo ao mercado uma nova linha de produtos, valorizando ainda mais a força da marca.
A presença intensa e diária dos filhos e netos do Sr. Casemiro na empresa, traduz a seriedade e o compromisso com todo o processo produtivo, que começa na jazida e segue até os desdobramentos da indústria, confirmando assim, um legado de sucesso que permanece até os dias atuais.
Materiais próprios
A Santa Clara Stones atende seus clientes com 100% dos materiais de pedreira própria, podendo assim trabalhar as melhores condições de fornecimento com mais de 15 hectares de pedreira.
Atendimento
Com equipe treinada e experiente, a Santa Clara Stones atende todo o Brasil e mais de 12 países com seus mármores.
Diversidade
São mais de 22 tipos de materiais com variação de cor e padrão atendendo aos mais diversos projetos, sempre atendendo a sua necessidade.
Fale conosco
Para entrar em contato conosco via e-mail, basta preencher os campos abaixo!
Horários
Segunda a Quinta: 7:00 Às 17:00
Sexta: 7:00 Às 16:00
Sábado: Com Agendamento